CURSO SOBRE A GRAÇA - MATER ECCLESIAE
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O Curso sobre a Graça de Deus aborda o âmago do Cristianismo, pois a graça é dom, e o Cristianismo é dom do amor de Deus, “que nos amou primeiro” (1Jo 4,19), e ama irreversivelmente; ama como só Deus pode amar, à diferença do amor dos homens...
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DETALHES DO PRODUTO

O Curso sobre a Graça de Deus aborda o âmago do Cristianismo, pois a graça é dom, e o Cristianismo é dom do amor de Deus, “que nos amou primeiro” (1Jo 4,19), e ama irreversivelmente; ama como só Deus pode amar, à diferença do amor dos homens, que se cansa.

Esta nota diferencia o Cristianismo de qualquer outro sistema religioso, pois não é difícil ao homem compreender que ele deve amar a Deus, o Santo e Perfeito, mas nunca passou pela mente de algum filósofo que Deus, por primeiro, ame o homem, imperfeito como é, ou mesmo rebelde. Aristóteles († 322 a.C.) dizia que não pode falar de amizade com os deuses imortais, pois a amizade supõe uma certa igualdade. Por este lado, o tratado é muito belo e gratificante.

Ocorre, porém, que a criatura por Deus amada não é tão fiel quanto o Criador. Ela é livre para dizer Sim ou Não a quem a convida para sua plena realização. Deus não força ninguém a amá-lo. Daí resulta o mistério da iniqüidade ou o pecado, que se opõe à graça. A Teologia tem-se debruçado sobre tal mistério, que aliás está associado à pergunta: “como se conciliam a graça de Deus e a liberdade do homem?… a soberania de Deus e a inegável responsabilidade do homem?” Os módulos finais (26-29) se detém nessa problemática, ensejando ao estudioso reconhecer um pouco mais a transcendência de Deus e o mistério da sua Providência – o que suscita o silêncio e a adoração (vide ementa abaixo).

Nos primeiros módulos, temos a fundamentação bíblica, com o exame dos textos do Antigo e Novo Testamento no que se refere à gratuidade de Deus para com o homem; e a história do Dogma, em que descreverá momentos importantes para a formação do dogma da graça. A seguir encontra-se uma introdução em cada sacramento.

É, pois, com a sadia e justa admiração que o cristão empreende o estudo do tratado da graça, certo de que o Mestre interior completará a lição a quem se lhe abrir docilmente.

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